quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

VISITA À RESERVA DOS CAMBUCÁS

A SECAN (Sociedade Ecológica Cantagalense) está organizando uma visita à Reserva dos Cambucás no próximo domingo, dia 10 de fevereiro, pela manhã.

Atividade previstas:
- diagnóstico da realidade da trilha e represa;
- observar condições das mudas de cambucás;
- roçada e limpeza na área próxima à represa e mudas;
- construir bancos p/ criar o "espaço educacional Bento Lisboa".

Sua presença fortalecerá as ações do grupo, enquanto você desfruta de uma agradável caminhada em meio ao ambiente natural da Reserva.

DIA ESTDUAL DE LIMPEZA DOS RIOS

Dia de Limpeza dos Rios - Rio Ama os Rios - realizado no último dia 20 de janeiro

Cantagalo comemorou o dia com uma atividade realizada às margens do Rio Paraíba do Sul (um dos rios mais importante do Estado), no 4º Distrito, São Sebastião do Paraíba. O evento foi incorporado às comorações do padroeiro.

O evento foi liderado pela SECAN (Sociedade Ecológica Cantagalense), na pessoa de seu Coordenador Jorge Gil, com apóio importante de vários membros do município e envolvendo a comunidade de S.S. do Paraíba, o que foi fundamental para o bom resultado e desenvolvimento das atividades.

A atividade iniciou as 10:00 hs no Balneário da Manuela, e contou com a adesão dos pescadores e seus botes, que circularam o Rio recolhendo o lixo de seu leito. Algumas pessoas desceram a margem direita do rio, caminhando e recolhendo lixo. Os participantes efetuaram o plantio de mudas de árvores nativas a fim de recompor a vegetação ciliar.
Os grupos se encontraram no porto, ao lado da casa de Dona Manoelina, e fizeram uma caminhada até o centro do 4º Distrito onde plantaram algumas mudas de árvores frutíferas inclusive cambucá, no jardim próximo ao campo de futebol.

Houve ainda a distribuição de camisas, botas, luvas e sacolas para o recolhimento do lixo e material informativo, como forma de conscientizar os moradores para a importância do movimento.

A atividade que teve mobilização da SECAN (Sociedade Ecológica Cantagalense), e participação da Associação dos Produtores Rurais, Associação dos Pescadores, Comissão da festa de Paraíba e comunidade em geral, foi uma realização da Secretaria Estadual do Ambiente, Superintendência de Articulação Institucional, e SERLA, através do Núcleo de Apoio a Comitês e Educação Ambiental.

“O engajamento nesse mutirão de limpeza, porém, não pode se limitar a um dia por ano, devendo fazer parte do cotidiano de todo defensor do meio ambiente. Engajamento que implica na cooperação entre estado, municípios e sociedade civil, além dos comitês de bacias hidrográficas”.

Para o Próximo ano esta nos planos dos Ambientalistas Cantagalenses, uma atividade nos Córregos São Pedro e Lavrinhas, para a qual conclamam a participação de todos, principalmente dos professores das redes particular, municipal e estadual de ensino, para que os professores coloquem nos seus projetos pedagógicos esta atividade ou outra correlata.
(Texto: Colaboração de Jorge GIl - SECAN e Carlos Duarte.
As fotos foram feitas por Evanir Pinto )