quarta-feira, 11 de março de 2009

MUDAS DE CAMBUCÁ

Caros amigos

Estamos recebendo muitas solicitações para aquisição de mudas de cambucá.
Lamentamos muitíssimo por não podermos atender-lhes.

As mudas com as quais trabalhamos não são "propriedades" do Projeto. Elas são produzidas no Horto Florestal de Cantaglo, sob responsabilidade do IEF - RJ. Como a produção de mudas não é grande, as mesmas não são comercializadas, e sim utilizadas para o replantio na Reserva dos Cambucás. Algumas mudas também são distribuidas em eventos públicos promovidos em parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a SECAN (Sociedade Ecológica Cantagalense).

Gostaríamos muito que fosse possível atender a todos os pedidos que nos foram feitos. Assim repovoaríamos nossos quintais e matas com essa preciosidade.
Quem sabe não será possível ampliar o nosso Projeto neste sentido?

Caso alguém conheça um horto que comercialize mudas de cambucá, entre em contato conosco, via e-mail.

Saudações!

segunda-feira, 9 de março de 2009

CONVITE - CICLO DE PALESTRAS IBAMA / NF

VAMOS CUIDAR DA REGIÃO SERRANA/RJ
Ciclo de Palestras sobre Licenciamento Ambiental desenvolvido na Região Serrana/RJ
.

Os conflitos de competências que existem entre os órgãos públicos de meio ambiente, na área de licenciamento ambiental, são históricos e muito tem dificultado a boa gestão ambiental.

Entendemos que as discussões entorno desse assunto expondo visões, experiências, projetos e propostas é, sem dúvida, o melhor e mais curto caminho para que possamos obter um resultado mais positivo nesse contexto.

Assim, o IBAMA Nova Friburgo está promovendo esse Ciclo de Palestras sobre licenciamento ambiental que esperamos seja um eficaz instrumento de gestão capaz de permitir que o poder público, nas suas três esferas de competência, possa abrir novas agendas e dessa forma avançar em conjunto e para uma mesma direção com resultados profícuos.

PÚBLICO: Servidores de Órgãos públicos de Meio Ambiente e correlatos, membros de Organizações não Governamentais, Associações, Sindicatos e público interessado em geral. Entrada franca.

DATA: Dia 26/03/2009, quinta-feira das 13:00h às 17:00h.
LOCAL: Auditório da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo/RJ – Av. Alberto Braune 111 – Sobrado – Centro – Nova Friburgo/RJ.

PROGRAMAÇÃO:

13:00 – ABERTURA – Escritório Regional do IBAMA em Nova Friburgo/RJ.

13:05 - Fórum Permanente Regional Serrano de Apoio e Fortalecimento às Ações Governamentais em Meio Ambiente – Apresentação. Palestrante: Representante do Fórum Permanente.

13:15 – Os Órgãos do SISNAMA e suas competências na execução da política ambiental da Região Serrana/RJ. Palestrante: Prof. Adilson Pinto Gil (Superintendente Estadual do IBAMA/RJ)

13:45 – A Legislação Ambiental sobre a Competência Municipal na execução da Política Nacional de Meio Ambiente. Palestrante: Roberto Huet (Analista Ambiental – Núcleo de Licenciamento do IBAMA/RJ)

14:15 – Funções institucionais do Ministério Público Estadual na Gestão Ambiental da Região Serrana/RJ. Palestrante: Dr. Daniel Favaretto (Procurador Estadual do MPE – Nova Friburgo/RJ)

14:45 – O INEA/RJ e o licenciamento ambiental na região serrana/RJ. Palestrante: Armando Thomaz Morett – Superintendente do INEA – Superintendência VII - Rio Dois Rios – Nova Friburgo/RJ.

15:15 – Os Municípios da Região Serrana/RJ e a conjuntura político-ambiental para o licenciamento.
Palestrante: Valmíria Ladeira Farinha (Agenda 21 Regional – Corredor Central do Rio Paraíba do Sul/RJ)

15:45 – Instrumentos próprios de licenciamento ambiental e as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Nova Friburgo/RJ. Palestrante: Ivison Soares Macedo (Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Friburgo/RJ)

16:15 – Mesa Redonda

17:00 – Encerramento.

APOIO:
Superintendência Estadual do IBAMA no Rio de Janeiro/RJ
Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo – ACIANF
Jornal A VOZ DA SERRA
Rádio Comunidade FM – Nova Friburgo/RJ

REALIZAÇÃO: Escritório Regional do IBAMA de Nova Friburgo/RJ

LEGISLAÇÃO BÁSICA DE APOIO:
LEI nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, Lei N o 4.771 de 15 de setembro de 1965, Decreto n o 750 de 10 de fevereiro de 1993, Resolução nº 237 de 19 de Dezembro de 1997, Lei 11.428/2006 – Lei da Mata Atlântica

CONVERSANDO SOBRE... CANTAGALO















Hoje recebemos a visita do professor e hitoriador cantagalense, Gilberto Cunha, que partilhou conosco parte de seu acervo fotográfico e documental sobre a cidade, bem como inspirou nossos alunos com seu conhecimento sobre nossa história.


Em uma conversa descontraida, o professor Gilberto Cunha respondeu diversas perguntas propostas por alunos e professores, ajudando-nos a esclarecer dúvidas e redescobrir fatos e personalidades de Cantagalo.


Parte destas informações ainda serão sistematizadas por nossos alunos a fim de serem divulgadas para toda comunidade escolar.


Com as fotos cedidas pelo professor, foi montada uma pequena exposição a fim de que os alunos conhecessem um pouco do "Cantagalo antigo". Para que fosse possível uma comparação entre diferentes épocas, os alunos puderam, também, observar fotos atuais, tiradas de ângulos semelhantes ao das fotos antigas.



Para todos nós foi uma experiência enriquecedora e um momento de significativa troca de experiências, conhecimentos e informações. Resta-nos agradecer, mais uma vez, ao professor Gilberto Cunha pela sua disponibilidade e atenção com o nosso Colégio.

domingo, 8 de março de 2009

PARABÉNS CANTAGALO




9 DE MARÇO - 195 ANOS DE EMANCIAPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA DE CANTAGALO


Com orgulho, abrimos as nossas comuniações neste ano com um enorme PARABÉNS ao nosso município, com o desejo de que nossa história tenha páginas de qualidade ambiental, justiça social e democartização qualitativa da educação e da saúde.

É sempre bom lembrar que nós escrevemos as páginas desta história! Vamos dar os parabéns, mas também assumir compromissos com a qualidade de vida no nosso município.


CANTAGALO, PARABÉNS POR 195 ANOS DE NOSSA HISTÓRIA!!!!