Conheça. Divulgue. Comprometa-se. Preserve. Conserve. A Reserva dos Cambucás situa-se na Bacia dos Cambucás, no alto da Serra da Batalha, no município de Cantagalo. A Bacia dos Cambucás é assim denominada pela ocorrência em sua área, da árvore cambucá (cambucazeiro, 'Plinia edulis'). Por ações predatórias, esta árvore está praticamente extinta da Reserva, restando pouquíssimos exemplares adultos.
domingo, 14 de abril de 2013
Que venha 2013!
2013 começou a todo vapor para o Projeto Cambucás.
Ainda em 2012 havíamos sido procurados por uma equipe de jornalismo da INTERTV SERRA+MAR, de Nova Friburgo, para filmagem de um programa para o Globo Rural. O contato foi feito em outubro, mas como eles precisavam das árvores
em frutificação, a gravação foi adiada. A equipe de reportagem retomou o contato apenas no final de janeiro e foi uma correria encontrar alguns pés ainda com frutos, já que o auge da frutificação tinha acontecido entre o final de dezembro e o início de janeiro. Como quem tem amigos não fica desamparado, conseguimos programar a filmagem para duas propriedades nos arredores de Cantagalo: o sítio da família Cosendey Campanate a Fazenda São Clemente.
Com as bençãos de São Clemente conseguimos, apesar das chuvas nos dias que antecederam a gravação, gravar o programa na primeira semana de fevereiro. O programa foi ao ar no Globo Rural e no INTERTV Rural. Nas últimas semanas, um fragmento do programa tem sido veiculado no intervalo da programa da TV Globo.
É o cambucá frutificando na mídia brasileira e o prenúncio de novos ventos em nosso Projeto!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Na minha casa tem um pé de Cambucá :)
QUE MARAVILHA TER UMA RESERVA DE CAMBUCÁS É UMA ÓTIMA FRUTA COMI MUITO QUANDO CRIANÇA GOSTARIA DE UMA MUDA PARA MINHA CASA NO BRASIL É OUTRA PARA PORTUGAL. AINDA BEM QUE TEM PESSOAS LINDAS COMO VCS QUE TEM RESERVA ISSO É MUITO BOM PARA NÓS E PARA NATUREZA. OBRIGADA
Postar um comentário