segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Você sabe como "nasceu" o Projeto Cambucás?



Estes são os alunos das turmas de Ensino Médio, do Colégio Euclides da Cunha, que participaram da 1ª etapa do Projeto Cambucás, em 2001.
Os alunos se interessaram em visitar a Reserva dos Cambucás, pesquisar a sua história e as caracteríticas próprias desse ecossistema.

Antes da visita os alunos realizaram uma pesquisa detalhada sobre a Mata Atlântica, caracterizando seu relevo, fauna, flora, distribuição geográfica, parques e reservas florestais, regime de chuva etc.

Sobre a história que cerca a Reserva, a pesquisa envolveu coleta de depoimentos (história oral), estudo de documentos e livros. A reunião dos dados hsitóricos coletados levou os alunos a produzirem um interessante texto coletivo, que traz informações sobre o surto de febre amarela, no início do século XX, que sacrificou demasiadamente a população de Cantagalo. (Vamos divulgar este texto depois.)

Os alunos desenvolveram diferentes tarefas na primeira visita à Reserva: marcação da trilha de acesso ao poço de coleta d'água, coleta de solo, medição do volume de água da cachoeirinha, identificação de artrópodes, aves e de rastros de mamíferos e répteis, identificação de árvores com placas, plantio de mudas de cambucá e outras árvores nativas, medição de temperatura em diferentes pontos etc

Os dados coletados durante a visita se somaram aos coletados na pesquisa de história e aos dados sobre a Mata Atlântica, constituindo assim, um trabalho informativo de qualidade.

Todas estas informações foram reunidas em um Cd-Rom, chamado "Projeto Cambucás", desenvolvido pelos próprios alunos.

Com a divulgação do Cd-Rom e, logicamente, de seu conteúdo, o Projeto Cambucás expandiu-se e as visitas à Reserva dos Cambucás tornaram-se constantes.

Hoje o Projeto Cambucás é um compromisso assumido pelo Colégio Euclides da Cunha, a partir do qual desenvolvemos diferentes atividades relacionadas à educação ambiental.

Ficou interessado em nossa história? Vamos contá-la aos poucos. Mantenha suas visitas e saberá mais sobre o Projeto Cambucás.

3 comentários:

carmen disse...

eu tenho um pe de cambuca e espero comer uns frutos dele

Sergio Rangel disse...

Boa noite. Onde posso encontrar mudas de cambucá ?

Sergio Rangel disse...

Boa noite. Onde posso encontrar mudas de cambucá ?