quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

É tempo de cambucá!!!!!!




Embora as mudanças climáticas enlouqueçam tanto a gente quanto as árvores, que acabam por florescer e frutificar em períodos inesperados, estamos na época do cambucá.

Os frutos de cambucá amadurecem entre dezembro e janeiro.

No ano passado, colhemos cambucá em junho, em agosto, em setembro...

Mas agora é a temporada certa.

Frutos maduros, sabor especial...


Para quem tem a felicidade de ter um pé de cambucá próximo, aproveite a época dos frutos.

Mas não se esqueça: não jogue as sementes no lixo. Plante-as. Produza mudas de cambucás. O processo é lento, mas vale à pena.


Após comer ors frutos, lave as sementes e deixe-as secar à sombra. Coloque as sementes em recipeientes individuais, com substrato organo-argiloso. Deixe germinar na sombra e lembre-se de regar, suavemente, duas vezes ao dia.

Depois disso espere pacientemente, porque a emergência deve ocorrer entre 40 e 100 dias.

Quando as mudas tiverem atingindo de 20 a 40 cm, faça o seu transplante para um recipiente maior.

Espere a muda crescer um pouco mais e se fortalecer para plantar no local definitivo.


Lembre-se: o cambucá é higrófita, isto é, "gosta" de água. Quando escolher o local de seu plantio, assegure-se que a oferta de água será boa.

Caso faça o plantio em um quintal, procure regá-la todos os dias.

No caso do plantio ser em uma mata, procure uma região mais próxima a uma várzea.


No mais, é paciência.

O cambucá é "caprichoso" e demora um pouquinho pra estar pronto para florescer e frutificar.

Mas a espera vale à pena! Confira!

7 comentários:

Fabrizio disse...

Olá

Gostaria de saber se vocês têm alguma experiência com o transplante de exemplares jovens de cambucá (3m altura x 10cm dia. tronco). Plantei um há 6 anos e preciso mudá-lo de local por causa de uma obra.
Alguém sabe algo sobre a resistência desta espécie a transplantes? Temos capacidade de preservar um torrão de até 1m x 1m.
Qualquer informação será de grande valia.

Obrigado.

Anônimo disse...

Agora é tarde, mas para mudar uma arvore jovem, faz-se uma vala profuda ao redor dela e uma poda suficiente para reduzir bastante a parte aérea sem mudar o formato essencial da árvore. Na abertuda desta vala obrigatoriamente serão cortadas as raízes que forem encontradas, se possível passe uma pasta de argila ou tinta na ferida. Coloque uma camada de terra boa de encontro e amarre sacos de aninhagem formando um grande torrão. Agora das duas uma: ou corte embaixo retirando o torrão com árvore ou enterre a vala e molhe bastante, quando a planta recuperar (3meses) reabra a vala, corte o torrão por baixo e libere a árvore. O peso é monstruoso, para tirar a árvore precisará de um braço mecânico ou trator e uma carreta ou caminhão para transporte. No local a árvore deve ser estaqueada e amarrada fortemente para evitar tombamento e molhar muito. É caro e algumas vezes a planta morre mesmo com cuidados.

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber onde consigo uma muda de pé de cambuca de uns 5 anos ou 10 anos, pois ja tive um pe de 100 anos e tive que me muda e deixando-a lá, agora quer um novo pé.

Unknown disse...

Aqui tem 3 pés de cambucá estou com uma mudinha de uns 15 centimetros para plantar

Unknown disse...

Olá! Vamos falar um pouco de minha experiência com esta frutífera.
Pra transplantação da muda se não tiver em vaso, tem que preserva a raiz principal, ou seja, aquela que igual ao seu tronco, não pode de forma alguma dobra esta raiz, assim sendo, se à raiz tiver um tamanho ou um comprimento de 30 cm, a cova tem que ter 35 cm. Lembrando que não pode corta e nem dobrar esta raiz.
Amo esta espécie e tenho duas árvores em minha casa plantadas por mim.
Abraços à todos.

Unknown disse...

Quanto tempo leva para dar frutas um pé de Cambucá desde a germinação da semente?

Unknown disse...

Sou manoel moro em pouso alegre mg estou produzindo cambuca aproximadamente 3 anos ja tenho bastante mudas de 30 a 45cm e plantei mais 400 mudas os endereçados ligar (35)99731 0451 falar comigo mesmo.obs:esta fruta e magnífica