quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

DIA ESTDUAL DE LIMPEZA DOS RIOS

Dia de Limpeza dos Rios - Rio Ama os Rios - realizado no último dia 20 de janeiro

Cantagalo comemorou o dia com uma atividade realizada às margens do Rio Paraíba do Sul (um dos rios mais importante do Estado), no 4º Distrito, São Sebastião do Paraíba. O evento foi incorporado às comorações do padroeiro.

O evento foi liderado pela SECAN (Sociedade Ecológica Cantagalense), na pessoa de seu Coordenador Jorge Gil, com apóio importante de vários membros do município e envolvendo a comunidade de S.S. do Paraíba, o que foi fundamental para o bom resultado e desenvolvimento das atividades.

A atividade iniciou as 10:00 hs no Balneário da Manuela, e contou com a adesão dos pescadores e seus botes, que circularam o Rio recolhendo o lixo de seu leito. Algumas pessoas desceram a margem direita do rio, caminhando e recolhendo lixo. Os participantes efetuaram o plantio de mudas de árvores nativas a fim de recompor a vegetação ciliar.
Os grupos se encontraram no porto, ao lado da casa de Dona Manoelina, e fizeram uma caminhada até o centro do 4º Distrito onde plantaram algumas mudas de árvores frutíferas inclusive cambucá, no jardim próximo ao campo de futebol.

Houve ainda a distribuição de camisas, botas, luvas e sacolas para o recolhimento do lixo e material informativo, como forma de conscientizar os moradores para a importância do movimento.

A atividade que teve mobilização da SECAN (Sociedade Ecológica Cantagalense), e participação da Associação dos Produtores Rurais, Associação dos Pescadores, Comissão da festa de Paraíba e comunidade em geral, foi uma realização da Secretaria Estadual do Ambiente, Superintendência de Articulação Institucional, e SERLA, através do Núcleo de Apoio a Comitês e Educação Ambiental.

“O engajamento nesse mutirão de limpeza, porém, não pode se limitar a um dia por ano, devendo fazer parte do cotidiano de todo defensor do meio ambiente. Engajamento que implica na cooperação entre estado, municípios e sociedade civil, além dos comitês de bacias hidrográficas”.

Para o Próximo ano esta nos planos dos Ambientalistas Cantagalenses, uma atividade nos Córregos São Pedro e Lavrinhas, para a qual conclamam a participação de todos, principalmente dos professores das redes particular, municipal e estadual de ensino, para que os professores coloquem nos seus projetos pedagógicos esta atividade ou outra correlata.
(Texto: Colaboração de Jorge GIl - SECAN e Carlos Duarte.
As fotos foram feitas por Evanir Pinto )

Um comentário:

Anônimo disse...

O blog está muito interessante, a ideia de criar uma área de preservação em Cantagalo pode ser uma vantagem para o município e que continue assim.
obs;faltam fotos dos alunos do 3º ano do E.M.

Pedro klausner e Tainah França