sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Projeto Cambucás e ONG Comunidade Cidadã


Em 16/06 os monitores do Projeto Cambucás (alunos do 1º ano do Ensino Médio) do Colégio Euclides da Cunha, guiaram os jovens da ONG Comunidade Cidadã em uma visita à Reserva dos Cambucás.

Este foi um momento rico de integração entre os jovens dos dois projetos, que puderam compartilhar uma nova experiência neste ambiente natural.

Para os jovens monitores foi a 1ª visita guiada sob a responsabilidade deles. E eles se saíram muito bem!

Para a maioria dos jovens visitantes este foi o 1º contato com o ambiente da Reserva.

A partir deste dia, novos laços de amizade foram constituídos e novos compromissos de conservação e preservação foram assumidos.

Como a trilha estava bem fechada, a experiência foi enriquecedora e alguns jovens trouxeram da Reserva mais do que fotos ou lembranças. Também trouxeram vigorosos arranhões de "arranha gato" e uma incômoda queimação de urtiga! Lembranças de situações que foram contadas e recontadas nos dias que se seguiram.

O destaque especial foi o nosso amigo Claudinho: camuflado, portando um facão bem afiado e capaz de cortar qualquer peça de manteiga à temperatura ambiente, contou piadas, histórias músicas e se encantou, lógico, com a Reserva. Ele também caiu na rede de proteção da Reserva!

Além da equipe do Projeto Cambucás e da Comunidade Cidadã, a SECAN acompanhou nossa visita (nosso agradecimento especial para Jorge Gil e Ramon).

Como comentário final, resta dizer que essa visita foi inesquecível, também, pela alegria contagiante dos jovens visitantes.

Nenhum comentário: