sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Visita com Ensino Fundamental I


Em 27/06 fizemos uma visita à Reserva dos Cambucás com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Euclides da Cunha.
Para a maioria dos alunos este foi o primeiro contato com a Reserva.
Nesta visita os alunos puderam conhecer um pouco da história da Reserva dos Cambucás, descobriram um mundo verde e rico em biodiversidade, confrontaram áreas degradadas e áreas preservadas, se encantaram com cupinzeiros, ninhos, insetos, aranhas, uma diversidade de formas, aromas e cores que este ambiente natural pode proporcionar.
Alguns alunos se encantaram com o "fogo que sai da água"! Depois do encantamento com a experiência produzida, descobriram que o fogo era produzido pela combustão do gás metano, liberado no processo de decomposição da vegetação que é retida no poço de coleta d'água.
Todos os alunos se encantaram com a paisagem de mar de morros observadas no "marco zero", nosso ponto de partida, ainda antes da Reserva.
Todos os alunos saíram carregados de imagens em suas máquinas fotográficas.
Neste dia, novas sementes foram plantadas no terreno fértil que é coração dos alunos dessa idade. Estas sementes germinarão e delas árvores frondosas e firmes se formarão.
E esse é uma dos papéis do Projeto Cambucás: formar jovens com sensibilidade e compromisso ambiental.
A foto mostra o momento do lanche e descanso. Toda turma reunida sobre um tronco caído, próximo ao poço de coleta d'água. Esta árvore caiu devido às fortes chuvas de janeiro.
Um recado para essa turminha: Mais visitas virão por aí! Aguardem.

Nenhum comentário: