quarta-feira, 23 de abril de 2008

2008 - Ano Internacional do Planeta Terra

Ontem, dia 22/04, foi o Dia da Terra.
Que tal refletirmos um pouco sobre como anda nossa relação com ela?
2008- Ano Internacional do Planeta Terra


Uma máxima do pensamento ambiental, que vêm ecoando desde a ECO 92 é “pensar globalmente e agir localmente”. Ambientalistas de todo mundo aceitam uma alteração nesta fala corrente para “pensar e agir globolocalmente”. E é com esta forma de pensar e agir que se esta coluna se inicia.

Antes do pensar e agir é necessário conhecer. E o real conhecimento ambiental não é intuitivo nem movido a modismos. Este conhecimento, apesar de não desprezar a sabedoria popular, é de natureza científica, produzido pelo trabalho, nem sempre reconhecido ou valorizado, de diferentes cientistas espalhados pelo mundo a fora.

Ambientalistas, com ou sem formação técnica e científica, ganharam um reforço para o trabalhos voltados para o conhecimento e a conservação da saúde do Planeta Terra. Tudo isso porque a Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas proclamou 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra. As comemorações e atividades iniciaram-se em janeiro de 2007 e serão encerradas em dezembro de 2009.

De acordo com as Nações Unidas proclamar 2008 como Ano Internacional do Planeta Terra tem por objetivos:

- Demonstrar o grande potencial das Ciências da Terra na construção de uma sociedade mais segura, saudável e sustentável.
- Encorajar a sociedade a aplicar este potencial mais eficientemente, em seu próprio benefício.

Com diferentes atividades, como fóruns de debates, programas de divulgação científica e pesquisa, focadas nas “Ciências da Terra” e a serem desenvolvidas durante o triênio 2007-2009, a ONU e a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), entidade que lidera este movimento mundial, pretende-se:

- Reduzir os riscos para a sociedade causados por acidentes naturais e por causas humanas;
- reduzir os problemas de saúde pública, aumentando o conhecimento sobre a dinâmica da Terra que interfere diretamente na sobrevivência da humanidade;
- descobrir novos recursos naturais e torná-los acessíveis de forma a garantir uma sociedade sustentável;
- analisar fatores não humanos que contribuem para a as alterações climáticas, bem como a interação destes com os fatores humanos;
- detectar recursos de águas subterrâneas, garantindo os estudos necessários para sua exploração racional;
- melhorar a compreensão em relação a evolução da vida;
- ampliar o interesse da humanidade em relação às Ciências da Terra.

Vamos aproveitar toda a movimentação científica mundial para aumentar nosso conhecimento sobre o planeta que nos abriga e do qual depende a sobrevivência de nossa espécie. Vamos repensar nossas ações e reprogramar nosso futuro, para que ele possa ser de sobrevivência com qualidade, alcançada pelo respeito às diferentes formas de vida, à pluralidade cultural das nações e, sobre tudo, com a percepção de que somos componentes da teia vital que nos integra à própria Terra. Aceite este desafio – desta aceitação depende nossa permanência na Terra

Para saber mais sobre o Ano Internacional do Planeta Terra visite: www.yearofplanetearth.org ou www.esfs.org
(Extraído de Fabiana Corrêa, em www.oquevocêquer.com.br)

Nenhum comentário: